Total de visualizações de página

sábado, 5 de março de 2016

UMA BLACK FRIDAY POLÍTICA NO PAÍS

     Esta Sexta-Feira, ontem, pode ser considerada uma Black Friday Política no Brasil. Haja vista que os acontecimentos que se deram, pode prognosticar desdobramentos pesados daqui para a frente, com consequências terríveis e dolorosas, as quais já passamos por duas vezes em nosso país, em 1930 e 1964. E isto não é um agouro e nem o desejo de ver o circo pegar fogo.
     Isto porque o clima esquentou de vez e do que se assistiu no pronunciamento do Sr. Lula da Silva junto aos seus seguidores, ele fez a promessa de sair país afora, buscando recrudescer suas perspectivas de divisão social em nosso território. Inclusive antecipou o lançamento de sua candidatura a Presidente no pleito de 2018, o que deixou os companheiros em êxtase total.
     Tudo aconteceu a partir da ação da Polícia Federal, em sua 24ª etapa na operação da Lava Jato, que conduziu coercitivamente o ex-Presidente às suas instalações num aeroporto de São Paulo, com um aparato muito forte de policiais bem armados, praticamente acordando sua família, bem como o país inteiro, com a repercussão do fato.
     A população nacional está se vendo em situação muito complexa porque não vê tal circunstância ter desfecho rápido. As investigações vão se alongando e prologando, causando mal estar em todos. E do que se noticia na imprensa diariamente, pode-se antecipar, sim, comprometimento do ex-presidente, bem como de muitos que estão ao seu redor.
     No entanto, ele jura de pés juntos e faz uma série de comparações com outras ou muitas autoridades e pessoas, que não tem tais comprometimentos com nada do que é noticiado, desafiando quase que todo mundo a mostra-lo culpado de algo, bem como que ninguém possui condição superior à sua ilibação moral. E até agora saiu-se ileso de tudo, mesmo vendo-se vários de seus companheiros terem sido condenados e presos.
     O preocupante nisso tudo é saber-que que a sua origem política vem de práticas de confronto social, haja vista que o Partido dos Trabalhadores representa a parte mais sofrida da população. E ele é mestre em trabalhar nesse sentido. E mesmo que durante seus dois períodos de gestão presidencial tenha proporcionado uma melhora na parte da população a que está ligado, tal situação merecerá daqui para a frente, uma preocupação muito grande de todos.
      Mas existe outro fator preocupante aí. É o envolvimento de muitos congressistas com a corrupção. E isto gerou e gera confronto no Congresso Nacional, o que pode tumultuar e dificultar o andamento da política nacional, onde já há a movimentação expressa de grande parte deles na tentativa do impedimento  da Presidente Dilma na gestão do país.
      Também os Presidentes da Câmara de Deputados e do Senado, respondem a processos judiciais, sendo que ambos já constam como indiciados, o que coloca o país num risco profundo de quebra de normalidade constitucional. Porque a situação dos dois é perigosa.
      Enfim, o país está atravessando o que se pode classificar como uma tormenta política, o que pode descambar para desordem social, com repercussões pesadas e negativas para a população, e isto é a última coisa que alguém poderia desejar nesse nosso presente.
      Então, é aguardar o desfecho positivo de tudo isso, torcendo para um final feliz e que o país retorne e retome seu curso de normalidade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário