Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MAIS UMA VEZ O RIO PAROU!

    Na segunda metade da década de 70 do século passado (até parece coisa muito antiga, não é?) havia um programa humorístico na "Globo", chamado "Planeta dos Homens", onde havia um macaco, que lembrava um dos personagens do filme "O Planeta dos Macacos", que possuía um refrão que dizia: "Não precisa explicar, eu só queria entender".
    A propósito desse personagem, lembrei-me disso em função do descalabro acontecido hoje no centro da cidade, RJ, onde funcionários públicos ocuparam a principal rua, protestando com faixas e cartazes, por aumento de salário junto ao Governo Federal.
    A imprensa está cansada de fazer reportagens, dando conta de que quase todos (para não se dizer todos) os serviços públicos neste país é uma verdadeira vergonha nacional. Da saúde à educação e da segurança aos transportes, por exemplo, o caos já está instalado há muito tempo.
    Mas se for perguntado a qualquer servidor público brasileiro - nos planos Federal, Estaduais e Municipais -, nenhum deles, repete-se: nenhum deles, assumirá sua parcela de culpa nas mazelas  respectivas. Todos, sem exceção, se dirão inocentes nisso.

    É como diz um ditado popular muito conhecido: "Filho feio, não tem pai". Portanto, fica tudo do jeito que está e muito bem. Deduzindo-se daí que, matematicamente, pelo que executam, os funcionários públicos estão é ganhando muito bem, haja vista que o povo reclama deles diuturnamente, em função de que todas as operações que são de suas obrigações, são demoradas e negligentes, dando então a entender que trabalham menos do que deveriam e por isso seus ganhos não correspondem ao que recebem, que deveria ser bem menos, no caso. E nem precisa que haja feriado (e o famoso ponto facultativo) no período.
    Também essa gente não entende que deve haver respeito ao cidadão-contribuinte. Não há como fechar ruas e impedir a livre circulação daqueles que querem e precisam deslocar-se, seja para trabalho ou lazer, mas que foram impedidos pelas manifestações daquela passeata.
     Infelizmente o povo ainda está muito aquém do que deveria. A consciência humana e profissional do brasileiro anda adormecida há muito tempo. Até dizem que isso é herança portuguesa, onde havia lei impedindo nobres trabalharem. Mas a malta que está aí, passa longe dessa condição, não é?
Então, não precisa explicar, eu só queria entender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário