Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A CABEÇA EM "PARAFUSO"

     Um dos refrãos mais conhecidos é: "O mundo gira".
    E para alguém que já ultrapassou a casa dos sessenta, fica mais fácil a percepção desse fato. Porque as mudanças que acontecem nesse nosso mundo, como o título desse artigo diz, a cabeça de uma pessoa com essa idade fica mesmo em parafuso, com certeza.
    A cada dia que passa, ao tomar conhecimento das coisas e dos fatos que acontecem e se sucedem em nosso cotidiano, a surpresa e o estarrecimento ficam mais e mais acentuados. É tanta coisa que acontece que não dá para assimilar tudo de uma vez só. Mas vamos à algumas delas:
    A política, por exemplo: este universo alcançou um grau de imundície que provoca um odor dos mais desagradáveis às nossas narinas, tais são os absurdos que se ficam sabendo sobre a maioria dos políticos do nosso país. O desrespeito deles ao povo é o fator principal. No mínimo que fazem, o legislar em causa própria é a maior conduta nefasta que promovem. Acrescente-se aí o roubo das verbas públicas e as maracutaias que fazem em proveito próprio, também.
    A desfaçatez das pessoas: hoje em dia mente-se com uma naturalidade incrível. A maioria das pessoas só se vê a si. O semelhante é mero detalhe. A finalidade de grande parte delas topa qualquer parada. Desde  que se  deem bem, é o que interessa. Os outros que se explodam.
    O desrespeito: Hoje em dia já não há respeito das pessoas pelos outros. Os mais velhos, então, são tratados com as piores ações possíveis. Parece que a ignorância alcança patamares estratosféricos e os mais novos esquecem que um dia alcançarão a velhice, também.
    O oportunismo: é muito comum hoje em dia as pessoas se aproveitarem de tudo e de todos, em quaisquer circunstâncias. O bacana é se dar bem. Ingressa-se no serviço público pela janela, mesmo sabendo que esse universo pouco oferece em contrapartida. As condições de trabalho são horríveis e os salários acompanham essa mesma base. Mas quase todo mundo quer um boquinha nele. O resto que se dane.
    As celebridades: as pessoas querem ser famosas de qualquer jeito. Não importa o que farão para isso. E a imprensa, atualmente, pega qualquer um para transformar em sucesso. E os BBBs da vida que o digam. Uma grande parte das pessoas que está aí sendo considerada como celebridade, pouco possui em conteúdos: humano, profissional, pessoal e artístico. Mas o que vale mesmo são as ações ridículas e grosseiras que promovem. Aí, sim, vão fazer sucesso, com certeza.
    A violência: esta alcançou um nível que podemos classificar como infinito, assustador e horrendo. Todo dia a imprensa nos dá conta de terríveis barbaridades. Mortes violentas e sanguinárias, sem motivo ou por atos vis. E os criminosos reagem com uma frieza estúpida quando presos e interrogados. Não há explicações para esses fatos.
    A desonestidade: esta propriedade parece que se instalou nas pessoas. Pouco há (ou nem há) pessoa ou atividade que não haja com descompostura nisso. Embrulha-se e manda-se do jeito que for, sem a preocupação com a perfeição e/ou a lisura naquilo que se realiza. As profissões e os profissionais de hoje deixam muito a desejar em todos os sentidos. E a reclamação é geral. Mas a coisa fica mais complicada e difícil a cada dia que passa.
    E é melhor ficar só por aqui. Para poupar espaço e tempo e, também, aliviar o espírito: de quem escreve e de quem lê o exposto. Isto porque a velocidade que o mundo alcançou, está promovendo a mudança de tudo nessa vida e faz com que as pessoas não consigam acompanhar esse ritmo. Assim se dá o desajuste e o descontrole de todos. Daí essa vida infernal que estamos vivendo.
    Mas felizmente (ou infelizmente) esse processo se dá de forma invisível e faz com que as pessoas não se deem conta dele. Então a percepção não é completa e nem perfeita, aliviando o sofrimento da maioria por ignorância, mas fazendo muito mal àqueles que têm a devida percepção do que acontece no mundo. Para esses, o sofrimento é maior.
    Podem acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário