Total de visualizações de página

domingo, 27 de outubro de 2013

EM BUSCA DE FAMA, SUCESSO E FORTUNA: FAZ PARTE !

     E como hoje é Domingo, é dia de papo-furado. Ou, então, de conversa amena. Sem o compromisso da seriedade corriqueira neste espaço. Mas mesmo assim, levando-se um papo suave, aborda-se o tema com alguma seriedade.
     Logo cedo, pelo meio da manhã, entrei na internet e lembrei-me de assistir ao programa da Globo, "The Voice". E eu que sou um aficionado por música aproveitei.
     E numa outra oportunidade neste espaço já falei que o Brasil, pelo tamanho que possui, dentro de uma população de, aproximadamente, duzentos milhões de pessoas, não poderia deixar de possuir uma gama extensa de artistas de primeira classe. Mesmo que a maior parte deles não alcance notoriedade e não chegue ao mercado artístico e fonográfico.
     Mas o engraçado é que com o advento da internet, a Rede Mundial, muitas pessoas estão colocando vídeos com suas performances individuais e, surpreendentemente, alguns estão logrando êxito e alcançando sucesso. Alguns efêmeros mas outros não. Até estão conseguindo galgar níveis na carreira.
     E no caso do "The Voice", a qualidade dos candidatos é a melhor possível. Mesmo eu não entendendo nada de música, no que tange à parte conceitual e técnica, arrisco-me a apontar aquele ou outro como sendo ótimo artista. Mas um fato chama-me muito a atenção neste programa.
     Vou referir-me à presença nos bastidores do programa de familiares dos que se apresentam para cantar. O programa adotou um critério que determina que os julgadores permaneçam de costas para o candidato que se apresenta, virando-se caso tal apresentação atenda às suas exigências, a princípio, vocais e/ou de afinação.
     Dentro do critério de escolha, só passa (ou passará) para a próxima fase aquele candidato que contar com a virada da cadeira do julgador para a frente do palco onde ele está cantando. E caso isso não aconteça, este não passará de fase, sendo eliminado logo na primeira apresentação.
     E é aí que acontece o fato interessante. Os parentes dos candidatos ali presentes, ficam num estado de emoção impressionante. Torcendo de uma forma intensa, contando com a ação do julgador em virar sua cadeira em direção ao candidato que ora se apresenta. E quando isso acontece, é uma vibração extrema de todos.
     Mas o que se observa, é o fator emoção. As pessoas ali nos bastidores ficam num estágio de completo terror até um dos julgadores virar-se para seu amigo/parente que está na apresentação do momento. E, às vezes, o choro rola solto entre todos. Até o apresentador do programa envolve-se emocionalmente com todos. É mesmo uma enorme emoção.
     Infelizmente, há casos em que os julgadores não se manifestam no sentido de virar-se para o candidato. Assim, ao término de sua apresentação ele é eliminado do programa. E isto causa comoção geral entre todos. Até mesmo nos julgadores que, em algumas vezes, passam a sensação de culpa, por não terem aprovado esse ou aquele candidato. Aí buscam dar aquelas explicações que, como se diz, nem cabe. Mas é assim mesmo.
     Óbvio é que, independente da realização de um grande sonho, os candidatos que ali se apresentam arriscam, mesmo, é o seu futuro artístico e, por que não dizer, o desejo de alcançar fama, sucesso e dinheiro. Por isso é que a emoção toma conta de todos.
     É obrigatório dizer que a plateia também participa nesse espetáculo. Suas manifestações são também marcantes para todos. Afinal, estão ali assistindo artista de primeira linha, a grande maioria. Apenas ainda não conseguiram se fazer conhecer pelo mundo e estão ali, justamente, para isso.
     O único senão na história desse programa é que a premiação final só bridará um único candidato. E esse fator é que incomoda a quase todos, com certeza. O positivo, ao final, é saber que alguns deles serão aproveitados por algum empresário ou gravadora e, às vezes, poderão alcançar mais sucesso do que o próprio vencedor do programa.
     Coisa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário