Total de visualizações de página

domingo, 20 de abril de 2014

O DOMINGO DA PÁSCOA

     Domingo da Páscoa.
     A princípio, usa-se esse dia para referir-se sobre a ressurreição de Cristo. Portanto, é uma comemoração cristã.
     Mas com o passar do tempo, foi-se introduzindo nele certos costumes que não têm nada a ver com essa representação.
     A partir de uma determinada data, começaram a usar outras intenções, para festejar esse dia. Daí foi introduzida uma ideia da presença dos ovos de páscoa, da forma como conhecemos hoje. Mas isso tem uma conotação considerada como Páscoa Pagã.
     A introdução do coelho nesta comemoração, é uma alusão a antigos rituais pagãos, relacionados à deusa da fertilidade e do renascimento da mitologia anglo-saxã. E tem a ver com o sacrifício de uma lebre, que poderia trazer a sorte em suas entranhas. E também tem a ver com praticas de sacerdotisas pagãs, que ministravam uma benção ligada à prosperidade.
     E com o passar do tempo, a Páscoa em nossos dias não passa de uma efeméride explorativa da mídia e das grandes empresas que comercializam produtos de origem do chocolate.
     Sob o prisma fraterno, pode-se considerar tal festa de modo positivo. Isto porque aproxima as pessoas, bem como as diverte e alimenta. Principalmente as crianças. E faz muito bem ao espírito da maioria das pessoas.
     Mas de outro modo, há o aspecto da exploração, onde as fábricas desses produtos enchem as gôndolas dos supermercados e lojas de doces e exploram em seus preços. 
     E esta exploração já despertou a indignação de algumas pessoas que estão fazendo uso das redes sociais para tentar incutir e conscientizar as demais pessoas para não serem exploradas por isso.
     Dessa forma, pode-se considerar feliz ou infeliz tal efeméride. Aí vai depender da visão de cada uma das pessoas no mundo. Infelizmente na era moderna, quase tudo o que está e anda por aí tem conotação de exploração ao ser humano. E a população do mundo já está devidamente consciente disso e se deixa explorar porque quer. 
     Mas sob uma ótica otimista, é melhor considerar o Domingo da Páscoa como mais uma oportunidade de reunir a família e seus entes queridos e expressar um sentimento de amor e fraternidade entre todos.
     O mundo está muito carente disso e, principalmente, muito necessitado.
     Feliz Domingo de Páscoa a todos os leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário