Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de abril de 2014

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

    É quase que inexplicável a indiferença que se dá pelo dia de hoje, onde muito bem se sabe que foi o dia do Descobrimento do Brasil. Isso pela pouca expressão que alguns tentam dar a tal efeméride.
    Não sei se em Portugal eles comemoram tal data. Mas isso também não seria relevante. Até porque no dia anterior, Dia de Tiradentes, o brasileiro comemora a Inconfidência Mineira, movimento perpetrado por brasileiros em Minas Gerais para dar início à separação com aquele país, o que acabou ocorrendo em 7 de Setembro de 1822, através do "grito" de D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga em São Paulo.
    Mas a bem da verdade, não se deve mesmo festejar e nem comemorar tal dia. Isto porque o que atribuem ao descobrimento de nossa nação por Álvares Cabral em 1500, alguns historiadores já colocam que os portugueses não nos descobriram. O que eles fizeram foi saquear a nossa terra. Retiraram todo o ouro que puderam, bem como outras riquezas. Dentre elas o Pau Brasil, uma árvore muito interessante em nossa vegetação.
    Segundo consta, as naus de Cabral vieram trazendo para cá muita gente ruim. Gente que Portugal não queria lá. Inclua-se ai nobres falidos, degredados, prostitutas, bandidos os mais diversos, dentre outras coisas. E que tal episódio deu-se por puro acaso, haja vista que eles saíram com suas naus dirigidos para à Índia, onde buscavam negócios vários. E por fatores diversos, acabaram por desembarcar em nosso litoral.
    Dentre muitos fatores, o maior deles deve ser o desenvolvimento que o nosso país tomou em relação ao progresso, desde esse descobrimento. E mesmo ainda possuindo mil e uma mazelas, nos encontramos em situação muito melhor do que Portugal nos dias atuais. E isso é inegável.
    Assim, é melhor deixar tudo como está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário