E estamos em pleno Século 21. Mesmo que em seu início, ainda no decorrer de sua segunda década. Mas é muito tempo de existência. Isso sem contar o período anterior a essa era pós Jesus Cristo. Aí, com certeza, teremos muito mais tempo ainda. O início de todas as eras ainda continua uma certa indefinição. Já se pretendeu avaliar esse tempo mas ainda não se chegou a uma determinante exata.
A evolução tecnológica anda desenfreada. A ponto de já existir equipamentos que surpreendem ao mais preparado dos humanos. E, com o decorrer do tempo no futuro, muito mais coisas se criarão e as surpresas ainda serão muitas, com certeza.
Um agravante nisso é o risco que o planeta Terra anda correndo, porque tal tecnologia usa seus recursos. Da natureza. E tal fator é preocupante porque eles não são perenes, um dia acabarão. E os cientistas já sabem disso. E não escondem tal fato de ninguém. Mas parece que o humano faz vista grossa sobre isso, propositalmente.
As temperaturas no mundo já andam se desequilibrando. E já há vestígios e sintomas disso nos polos terrestres. Tanto na Antártica quanto no Ártico, as mudanças já estão a olhos vistos. A Natureza já dá sinais de que anda acusando o golpe desfechado pelos humanos, nela. E ela não reage. Só age. E é assim que estamos assistindo a alguns fenômenos climáticos e certos desequilíbrios nessa área.
Mas a principal mudança que se pode observar no mundo, é com relação à Humanidade. As pessoas já não estão agindo com inteligência e nem com equilíbrio em suas ações. E talvez seja por isso que esse processo está se acelerando, antecipando o fim do planeta e dos tempos, como dizem os religiosos.
Esse fator torna-se surpreendente, partindo-se do fato de que o ser humano se auto classifica como um ser inteligente. E aí é que a porca torce o rabo. Porque é um tremendo contrassenso. Um verdadeiro paradoxo. Um fator assustador. O homem colocar fim na própria Humanidade. E parece, do jeito que a coisa anda seguindo, esse é um caminho sem volta. É só uma questão de tempo.
Os especialistas desses assuntos não são e nem estão animados com essas circunstâncias. Mas esse processo é irreversível e não irá parar. Porque o mundo vai sendo explorado, principalmente pelo aumento da Humanidade, e não há quem domine essa aceleração nesse processo. Daí que as esperanças estão em baixa entre muita gente.
Pode-se até fazer certa abordagem com relação à ciência espacial. Que já anda estudando e pesquisando o universo, cogitando na possibilidade dos humanos, um dia, terem que mudar de planeta. Mas isso ainda só é real nos filmes de ficção aos quais assistimos na televisão ou nos cinemas. Mesmo com os voos espaciais até à Estação Espacial na órbita da Terra. Ainda assim, muita coisa é e está indefinida nesse tema.
E o ser humano poderia, sim, adquirir um pouco mais de consciência, no sentido de buscar ações que consigam neutralizar, por exemplo, a violência que ele está praticando contra ele próprio. Anda morrendo muita gente nesse nosso cotidiano. E de muitas formas. A maioria violenta. E sem explicação, se levarmos em conta de que um assassinato não tem razão de ser. Mas todos sabemos por que isso anda acontecendo. É pela ganância humana. O que é um tremendo absurdo.
Infelizmente o processo evolutivo humano está mais para blábláblá do que outra coisa. Segue-se mais ou menos aquela famosa frase da sabedoria popular: "Faça o que digo mas não faça o que faço". E todos sabem muito bem o que devem fazer. Mas parece que existe uma preguiça crônica no comportamento coletivo nas pessoas. Deve ser isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário