Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de maio de 2015

OS MALES INFINITOS ENTRE OS HUMANOS

     Não se sabe precisar quando a humanidade se iniciou como esse grupo no qual vivemos. Mas talvez seria irrelevante saber. Porque do tempo que ela existe, muitas das coisas que acontecem nesse nosso cotidiano já não deveriam acontecer, bem como existir. E a primeira delas é a maldade humana.
     Imaginem, uma espécie que se auto classifica como inteligente, em relação às outras espécies no planeta, cometer os absurdos que comete. É inexplicável e, muito mais ainda, inaceitável
     Pelo progresso que o mundo alcançou, já não teríamos tantas doenças, alcançando milhões de pessoas diariamente. Mas um dos fatores piores que estão aí entre nós, a violência humana é o maior deles. E não é porque existem guerras no mundo, não. Morrem milhares ou milhões de pessoas anualmente, por crimes dos mais absurdos que o próprio humano comete contra seu semelhante.
     Ora, tais circunstâncias é o suprassumo do absurdo. Porque existe tal tipo de ação entre nós? Por que o ser humano não vive sua vida, da melhor maneira que puder, sem se preocupar em invadir a seara do seu semelhante? Teoricamente, somos todos iguais. Temos dois braços, duas pernas, a mente para raciocinarmos. Mas parece que nada disso importa. Ou adianta. Sempre haverá alguém (ou muitos) para almejar as coisas alheias e, para que consiga, usará de subterfúgios em sua ação. Ou seja: mata, rouba, faz o diabo com a vida alheia para conseguir seu propósito.
      E é assim que acontece no mundo. Essas ações terríveis perpetradas por aqueles que não conseguem realizar, nem tampouco afirmar-se na vida, descambará para a violência, sempre. E dessa forma, promove e promoverá o horror na sociedade. A dor de uma família ficará exposta sempre, quando tais atos nocivos, violentos e covardes são ou forem perpetrados por alguém frio, insensível e estúpido.
      Mas a violência humana é muito mais extensa do que se possa pensar. E ela está, age e atinge todas as nuances dessa vida. Até mesmo entre familiares. O que é muito mais estapafúrdio, então. Um nosso parente, seja lá por que razões forem, cometer um ato criminoso contra um dos seus. É extremamente estúpido tal ato. Mas a humanidade religiosa tem um grande exemplo disso na Bíblia. E a história de Caim e Abel é do conhecimento de quase todo o mundo,
      Daí que com o estágio que o mundo alcançou, repita-se, em todos os quesitos, já devíamos viver plenamente em harmonia. Mas isso, pelo jeito, é puro sonho. Pura utopia.  E a cada dia que passa, as pessoas vão se tornando mais violentas e aumentando as discussões e confrontos entre si. Sem que ninguém possa adivinhar (ou esperar) em que dia, ou em que época, tudo isso irá mudar.  Ou acabar.
      Assim, só resta esperar esse desfecho. E torcer para que ele nos seja positivo e favorável. Porque, se não, acontecerá o que os antigos diziam há tempos atrás, com relação ao ano 2.000: O mundo acabará. Apenas estaremos no lucro de tal desfecho não ter se dado naquela época. Ufa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário