Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A FALTA VERSUS A SOBRA

   É muito comum alguém falar que falta a sicrano e/ou fulano um pouco disso ou daquilo. E é comum, também, falar-se que beltrano tem isso ou aquilo de sobra.
   Óbvio é que o leitor deve estar estranhando esse palavreado. Nesses dias atuais as pessoas já não conhecem certos termos que eram aplicados e/ou muito usados nas conversas que as pessoas mantinham entre si, de forma informal (desculpe o trocadilho) ou, até mesmo, coloquial.
    Mas com referência ao título desse texto, o que se quer apresentar é a dificuldade das relações interpessoais a que estamos fadados nesse nosso cotidiano. E a cada dia que passa mais difícil fica essa convivência. De modo que se pode perceber no convívio entre as pessoas, certas dificuldades, principalmente no plano familiar. Mas no plano profissional, também, a coisa não vai lá muito bem.
   O progresso e a evolução de tudo nesse mundo, disparou um desequilíbrio muito profundo nas e entre as pessoas. A começar pelo lado evolutivo de cada um. E, no que se quer destacar na citação do "evolutivo" é o aspecto principal de conduta de uma pessoa em relação às outras, quando àquelas estão vários pontos adiantados à estas.
   Criou-se um termo muito peculiar em nossos dias: "Analfabeto Funcional". De um modo simples, diz-se daquelas pessoas que conhecem o abecedário (alfabeto), e ainda sabem ler e escrever, mas não conseguem ler e interpretar um texto na forma em que ele se apresenta e o que nos transmite, simultaneamente. Dessa forma, existem milhares (quiçá milhões) de pessoas aí pela vida, que se enquadram perfeitamente nesse termo aqui apresentado.
   Então, é interessante colocar que, fica muito difícil para certas pessoas, entabularem uma conversa útil com as que se enquadram nesse padrão. Isto porque uma pessoa que apresenta dificuldades em interpretações, com muita frequência poderá interpretar o que estão lhe apresentando, de uma forma contrária à ideia que o outro lhe dirige. E aí, pode ser de forma verbal ou escrita, dará no mesmo.
   Acrescente-se aí o fato de que a leitura talvez seja o único instrumento que possa promover o desenvolvimento de uma pessoa, isto em todos os níveis da vida: educacional, profissional, pessoal, dentre outros, ainda. E se ela não enveredou por esse caminho, o da leitura e/ou aprendizado gramatical, por certo encontrará muitas dificuldades em suas relações pessoais. E, consequentemente, em seu progresso como pessoa, também.
   É comum ver-se pessoas bem sucedidas financeira e patrimonialmente, mas que não possuem o que denominamos de "cultura". Essas pessoas, nasceram com um dom especial para negócios, por exemplo, conseguindo alcançar patamares inesperados e surpreendentes para muitos que não entendem certos aspectos da vida. Mas que sempre encontrarão certas dificuldades em seus círculos de pessoas próximas. Isso é inevitável.
   E para aqueles que possuam ou detenham os conhecimentos específicos da chamada "cultura", também será difícil seus relacionamentos com as pessoas do primeiro ponto deste assunto. E isso também será inevitável, também,  é claro.
   Mas a vida foi, é e, provavelmente, será sempre assim. Cargas pesadas todos nós as carregaremos. Só o sofrimento é que será diferente para cada uma dessas espécies. Numa, doerá o corpo e os músculos; na outra, com certeza, a mente e a alma.
   Enfim, cada um é que faça a sua escolha. E pronto!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário